• Karolina Vieira

“Youtubês”: fenômeno prejudica desenvolvimento infantil

Atualizado: Jun 25

Fonoaudióloga Daniella Sales Brom alerta pais sobre sinais que podem indicar a necessidade de intervenção, como por exemplo a dificuldade da criança em contar e recontar histórias


“Meu filho não está completando frases com começo, meio e fim” ou “Minha filha não consegue contar como foi seu dia na escola”. Essas são frases cada vez mais comuns no consultório da fonoaudióloga e diretora da FonoBabyKids, Daniella Sales Brom. Os pais, muito preocupados, começaram a reparar que os filhos não conseguem se comunicar ou interagir adequadamente.


“A ausência da escola e a falta de encontrar os amigos fez com que as crianças passassem a consumir mais vídeos e mais expostas aos vídeos dos youtubers. Isso tem acelerado o fenômeno do ‘youtubês’”, explica Daniella.


“Isso é prejudicial porque a criança começa a perder sua fala própria, que aprendeu com a família, e começa a utilizar a fala que vem da internet. Costumamos dizer que ela perde sua identidade e começa a criar uma identidade que é do outro e não dela. Isso pode modificar as relações interpessoais quando pensamos em crianças e até adolescentes que estão aprimorando sua linguagem e comunicação, além de fazer imitações às vezes não condizem com o contexto social em que ela vive”, finaliza Daniella.


Para receber o release completo, clique aqui e fale com a gente pelo WhatsApp!