• Karolina Vieira

Uso de antibióticos afeta saúde intestinal, probióticos recuperam

Atualizado: 9 de Dez de 2020

Presidente da Sociedade Goiana de Gastroenterologia explica como o uso de antibióticos fragiliza a microbiota intestinal e ressalta a importância dos probióticos para mitigar efeitos colaterais


O Brasil é o país que mais consome antibióticos na Região das Américas, com 22,75 doses diárias para cada mil habitantes, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Contudo, ainda que esse tipo de medicamento seja poderoso no combate de infecções, o médico gastroenterologista e presidente da Sociedade Goiana de Gastroenterologia (SGG), Luiz Henrique de Sousa Filho, alerta que o uso indiscriminado pode expor o organismo do doente a problemas intestinais.


Diante disso, o especialista destaca a importância do suporte dos probióticos, medicações compostas por microorganismos benéficos que restauram a microbiota intestinal normal do paciente e ajudam a evitar o agravamento dos efeitos colaterais causados pelo tratamento de infecções. “Quando a microbiota está desregulada, as bactérias patogênicas predominam e causam consequências ao organismo, não só no trato intestinal, mas fora dele também”, explica o gastroenterologista.

2 visualizações0 comentário

Quer conhecer a #EstratégiaPlena?

Fale com a gente pelo Whataspp

  • Facebook Plena Estratégias Criativas
  • Instagram Plena Estratégias Criativas
  • Pinterest Plena Estratégias Criativas