• Karolina Vieira

Presença digital: o que é e 3 passos para descobrir como anda a sua

Atualizado: Set 3

Ter presença digital nada mais é que estar presente nos canais que seu público te busca. Como consumidores, sempre que precisamos de algum serviço ou produto, buscamos no Google, pedimos indicação de confiança ou procuramos nas redes sociais, certo?


Não pense que com o seu paciente é diferente. Mesmo que alguém tenha te indicado, ele com certeza vai buscar você na internet. E se ele te encontrar na internet, vai avaliar sua credibilidade. Por isso, é muito importante que ele encontre você por lá, com conteúdo interessante, contatos atualizados e boas avaliações sobre o seu trabalho.

Para uma análise rápida de como anda sua presença digital e sua reputação, separamos três passos:


Passo 1: Você tem um site que aparece no Google?


Se a resposta for sim, vamos aprofundar essa avaliação. Seu site aparece quando alguém busca pelo seu nome? Você tem um Google Meu Negócio? Seu site é responsivo, ou seja, se ajusta à tela do celular ou do tablet? Ele tem uma aparência moderna? Ele está atualizado com o seu endereço e formas de contato? Seu site tem um blog com conteúdo atrativo e otimizado com palavras-chave?


Bastante coisa pra observar né? Mas acredite, cada uma delas contribui para que o Google veja seu site como relevante e te dê destaque na busca orgânica.

Passo 2: Como anda sua reputação?


Quando alguém busca pelo seu nome ou o nome da sua empresa, aparece alguma matéria sobre você em veículos de mídia, como TVs, jornais, sites? Você já concedeu entrevistas e teve alguma exposição de destaque no seu nicho que mostre que você é um profissional com credibilidade?


Se você respondeu não para todas essas perguntas, dificilmente você está construindo uma reputação na internet. A exposição na imprensa ajuda muito a construir uma imagem de credibilidade e isso atrai a atenção e confiança de quem busca por você na internet.


Como estão as avaliações da sua empresa no Google Meu Negócio? Os comentários são positivos ou negativos? Aqui, ainda existe algo ainda mais importante: os comentários, sejam eles bons ou ruins, estão respondidos? Estar na internet demanda se importar com as pessoas, então nunca deixe ninguém sem resposta.

Passo 3: Como anda sua presença nas redes sociais?


Se alguém encontrar seu perfil nas redes sociais vai ver um conteúdo interessante? Seu feed está bonito, informativo, com linguagem acessível e clara nas legendas? Você fez stories hoje? Como estão as informações na sua BIO? Ela é objetiva sobre o que você faz, onde você atende e quais são os contatos?


As redes sociais são uma ferramenta maravilhosa para alavancar a presença digital, mas precisa de estratégia para produção, distribuição e mensuração do conteúdo. Quem tenta só vender serviço, dificilmente vai conseguir criar relacionamento com os seguidores.

Ter uma presença digital não é uma tarefa tão simples para fazer sozinho, mas você pode contar com a #EstratégiaPlena para te ajudar. Basta falar com a gente pelo WhatsApp para conhecer nosso trabalho e assim sobrará mais tempo para você se dedicar ao atendimento, criando experiências únicas para os seus pacientes.

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