• Karolina Vieira

Diabetes gestacional afeta desenvolvimento cognitivo do bebê

Tipo da doença pode atingir até 25% das grávidas e prejudicar o desenvolvimento cognitivo do bebê, aumentando a propensão à obesidade e à própria diabetes tipo 2 na vida adulta


O diabetes é uma síndrome causada pela má absorção ou falta de insulina e oferece risco especial também para as gestantes. Como explica médica com expertise em acompanhamento gestacional, Jordanna Leão, a gravidez requer atenção especial não só em relação à ingestão de alimentos nocivos ao feto, mas com a dieta como um todo. “Toda gestante que não adota uma alimentação saudável corre o risco de desenvolver diabetes mellitus gestacional”, alerta.


De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a doença pode atingir até 25% das mulheres grávidas e é considerada o problema metabólico mais comum da gestação. Para Jordanna, esse número é preocupante, pois pode estar ligado a um impacto negativo do desenvolvimento dessas crianças. “O estado inflamatório da mãe durante a gravidez demonstrou relação com menor desenvolvimento cerebral de bebês de até dois anos de idade”, explica.

7 visualizações0 comentário

Quer conhecer a #EstratégiaPlena?

Fale com a gente pelo Whataspp

  • Facebook Plena Estratégias Criativas
  • Instagram Plena Estratégias Criativas
  • Pinterest Plena Estratégias Criativas