• Karolina Vieira

Bioclone: impressão 3D revoluciona cirurgias de coluna

Com bioclones feitos sob medida para cada paciente, o cirurgião se prepara para realizar o procedimento com mais precisão, segurança e eficácia, diminuindo riscos e tempo de recuperação


Nos últimos anos no Brasil, a impressão 3D deixou de ser um instrumento das indústrias e começou a ter aplicações práticas na vida das pessoas. E uma dessas aplicações que já é realidade em Goiás são os bioclones para planejamento de cirurgias de coluna e formas prototipadas para cirurgia de crânio.


Em Goiás, a Adtiva 3D - Laboratório de Anatomia Específica é pioneira neste trabalho e tem contribuído com cirurgiões em sua preparação para procedimentos delicados. “Nós auxiliamos os médicos em procedimentos cirúrgicos e também produzimos os bioclones, que são impressões em 3D da coluna. Essa peça é uma cópia do membro do corpo, uma impressão idêntica que dá a possibilidade de simular o procedimento antes de realizá-lo no paciente ajudando a evitar lesões, erros e permitindo ao médico analisar relações anatômicas, avaliar riscos, definir os equipamentos e materiais ideais para a intervenção”, afirma a analista de marketing, Lorrana Andrade.


Além disso, simular a cirurgia com antecedência ajuda a diminuir o tempo da cirurgia, o que reduzirá significativamente a incidência de radiação dentro do centro cirúrgico, diminui os riscos e ajuda o médico a se preparar para possíveis imprevistos, o que é benéfico tanto para a equipe médica como para o paciente.

16 visualizações0 comentário

Quer conhecer a #EstratégiaPlena?

Fale com a gente pelo Whataspp

  • Facebook Plena Estratégias Criativas
  • Instagram Plena Estratégias Criativas
  • Pinterest Plena Estratégias Criativas