• Karolina Vieira

5 motivos para fazer marketing de conteúdo na saúde

Atualizado: Set 3

Como já comentamos antes, o marketing de conteúdo é uma realidade para todos os mercados atualmente e, com a transformação digital acelerada que vivemos durante a pandemia do coronavírus, quem não está atento a essa divulgação para atrair clientes dificilmente vai alcançar resultados significativos nos próximos anos.


Portanto, nesse texto vamos comentar quatro motivos para ter uma estratégia de marketing de conteúdo no seu consultório e explicar quais benefícios você pode atingir quando começar a planejar e distribuir seu conhecimento de maneira estratégica.

1 - Oferecer informação de qualidade e combater notícias falsas


Com o avanço das fake news, principalmente na área de saúde, as pessoas precisam encontrar fontes em quem confiar. Quem melhor que um profissional de saúde para informar sobre doenças, sintomas, prevenção, tratamentos e avanços da ciência na sua área?


Pesquisas já mostraram que 97% das pessoas buscam informações de saúde no Google e se você estiver presente nesse buscador já consegue contribuir para melhorar o nível de educação da população. Quanto mais informação, menos complicações e mais longevidade.


Pense nisso como um trabalho de prevenção: você ajuda seus possíveis pacientes a não tomar atitudes precipitadas ou perigosas antes mesmo de agendarem uma consulta. E por isso, eles passam a confiar em você.


2- Criar reputação on e off


Como consequência de educar a população sobre os aspectos da saúde nos quais se especializou, você naturalmente vai criar uma reputação positiva. Contar com uma Assessoria de Imprensa vai te ajudar a conseguir espaços de mídia espontânea para conceder entrevistas para a imprensa em jornais, TVs, sites, rádios e revistas.


Isso vai fazer com que as pessoas confiem em você e lembrem do seu nome na hora de procurar um especialista. Você também começará a ser visto como um profissional de referência na sua área.

3- Atrair mais pessoas e fidelizar pacientes


A criação de conteúdo vai atrair mais pessoas interessadas no que você diz e o reconhecimento gerado pela exposição na mídia pode ser definitivo quando esse seguidor for decidir entre você ou outro profissional.


Se você oferecer uma experiência diferenciada desde o primeiro contato, conseguirá fidelizar esse paciente. Com uma linguagem clara, simples e empática, o conteúdo se torna uma ferramenta de marketing de relacionamento antes, durante e depois da consulta porque o paciente vê que as informações foram pensadas especialmente para ele.


4- Essa é uma forma ética de se divulgar


Com as regras rígidas dos Conselhos, a maneira mais eficaz e responsável de atrair a atenção das pessoas para o seu trabalho é justamente mostrar que você é um profissional capacitado e atualizado.


Não existe melhor maneira de fazer isso do que compartilhar seu conhecimento e seus estudos em matérias jornalísticas, artigos para veículos de imprensa, nos seus perfis e no seu blog dentro do site.


5- Se você não fizer, alguém vai fazer


Segundo o próprio Google, a cada 20 pesquisas feitas na plataforma, uma é sobre saúde. Na era digital, com a facilidade de encontrar e compartilhar informações, as pessoas têm se interessado mais pelos cuidados com a saúde, desde a mudança de hábitos até a prevenção e tratamento de doenças.


Atualmente, com o aumento da exposição nas redes sociais, blogueiras e influenciadores começaram a compartilhar seu estilo de vida e vão além: dão dicas de tratamentos estéticos, alimentação, treino, produtos e até medicações.


Ou seja, se o profissional de saúde não usar seu conhecimento para compartilhar informações seguras na internet estará contribuindo para que pessoas sem formação façam isso de maneira inadequada.

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