• Karolina Vieira

3 métodos para melhorar o desempenho no consultório

Atualizado: 23 de Nov de 2020

Tenho certeza que você já quebrou a cabeça buscando informações sobre como melhorar sua performance no consultório, atrair e fidelizar pacientes ou até mesmo melhorar o valor do ticket médio.


Sinto informar, mas não existe fórmula mágica e, na maioria das vezes, exige dedicação e humildade do profissional para passar por uma autoavaliação constante para superar desafios.


Aqui listamos três possibilidades para fazer isso e encontrar informações que te podem te ajudar a encontrar gargalos e evoluir. É importante realmente dedicar tempo para conseguir as respostas e não apenas “deduzir”.

Autoanálise SWOT ou FOFA


A Matriz SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), é uma ferramenta simples que tem muito a agregar em todas as áreas da vida. Ela vai te ajudar a entender o ambiente que você está inserido e criar uma base de informação necessária para planejar mudanças, melhorias, etc. Ela consiste em avaliar:


Strenghts (Forças)

Quais os melhores serviços que você oferece? Qual a maior vantagem competitiva?


Weaknesses (Fraquezas)

A equipe está capacitada? A estrutura é boa? Como está o atendimento?


Opportunities (Oportunidades)

Existe alguma mudança no comportamento do consumidor que te favorece? Você pode oferecer algo a mais, agregar valor?


Threats (Ameaças)

Mudanças na legislação podem afetar o negócio? Existe algum fator externo que pode desestabilizar a empresa? Sua formação está limitada a algum tipo de atuação e precisa se desenvolver?


Acredite, você terá algumas surpresas, que podem ser boas ou ruins. Mas sairão ideias e você pode resolver problemas que ainda nem identificou. Além disso, é indicado combinar essa avaliação com o NPS porque pode quebrar ideias e você vai ouvir direto do cliente o que ele acha do seu trabalho.

Pesquisa NPS


O Net Promoter Score (NPS) é um método consagrado para avaliar o nível geral de satisfação e fidelização dos seus clientes. Pode ser utilizado como um questionário simples que gira em torno de uma pergunta simples:

“Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria nossa empresa para outra pessoa?”

Você pode pedir um complemento na resposta para ter mais detalhes.

"Em poucas palavras, explique o que motivou sua nota?"

Notas de 0 a 6: paciente detrator , ou seja, não está feliz com sua empresa e o serviço prestado e provavelmente é alguém que falaria mal de você.

Notas 7 ou 8: paciente neutro e que não dá a mínima para você e não fala mal, mas não é fidelizado.

Notas 9 ou 10: paciente promotor , esses valem OURO! São fidelizados, gostam do seu trabalho, indicam sua empresa para conhecidos, falam bem de você e são aliados no marketing boca a boca.


Essas perguntas poderosas podem dizer muito sobre o seu desempenho se você souber ler seus resultados. As vantagens do NPS são seu envio fácil e descomplicado, a possibilidade de retorno rápido e a facilidade de entendimento para aplicar possíveis ajustes.

Cliente oculto


O cliente oculto é uma estratégia para avaliar como sua equipe tem trabalhado e a finalidade dela é encontrar gargalos e ajustar erros para melhorar cada vez mais. A ação parte de um roteiro do que é importante avaliar e você pode pedir para alguém de sua confiança fazer contato pelo telefone, pelo WhatsApp ou pessoalmente para vivenciar como está a experiência do paciente dentro do seu consultório.


É importante dizer que essa avaliação não tem como objetivo fazer cobranças aleatórias, nem encontrar culpados. Afinal, se os processos da equipe não estão alinhadas, a culpa é do gestor, então aceite as falhas de comunicação e incentive a melhoria da equipe. E isso só ocorre quando você proporciona treinamentos e define exatamente o que precisa ser feito.


O cliente oculto também pode ser usado como pesquisa para entender a concorrência e seus diferenciais. Essa ação consiste em entrar em contato pelo telefone ou redes sociais ou mesmo ir até o ponto de venda do concorrente para avaliar o atendimento ao cliente, a argumentação, o processo de venda, a entrega do serviço e pós-venda, por exemplo.


Você pode fazer isso por si mesmo ou pode pagar uma pessoa qualificada para essa avaliação que vai gerar um relatório apresentando quais mudanças você pode realizar.

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